Viagens sem paradas para Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba partem da Estação Luz, em São Paulo – SP;
Após quase dois anos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) retomou o Expresso Turístico ao público nos fins de semana. O serviço foi interrompido no início da pandemia e reaberto em 08/2021, passado apenas para passageiros que já haviam comprado bilhetes, mas que não puderam utilizá-los.
As partidas ocorrem na plataforma 4 da estação Luz, no centro da capital, com destino a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba – a programação está disponível no site da companhia. O grande diferencial do passeio é o transporte por uma locomotiva a diesel de 1952, com dois carros de passageiros fabricados na década de 1960, com um total de 1962 assentos.
O trem deixa a estação às 8h30 e retorna à capital paulista às 16h30. Durante o dia, o público fica livre para explorar os destinos, seja com a própria programação ou seguindo guias turísticos que oferecem pacotes de atividades.
Para o chefe de carro, Valter Rodrigues Gaia, responsável pelo embarque do público, o passeio permite um olhar único para o estado. “É uma volta ao passado, o expresso resgata a história da ferrovia e a cultura ferroviária.”
Os bilhetes do Expresso Turístico são vendidos apenas na bilheteria da estação Luz, com dinheiro em espécie, e custam a partir de R$ 50,00 (cinquenta reais), com opções de descontos para acompanhantes. Neste fim de semana, as viagens de sábado e domingo serão para Paranapiacaba (Santo André), destino mais procurado, segundo a CPTM.
*Imagem de Capa de Alexandre Augusto Pisciottano