Um acordo para o desenvolvimento de uma fábrica de material rodante elétrico em São Petersburgo, na Rússia, foi assinado pelo governo da cidade e pela empresa Transmashholding (TMH) em junho de 2022.
A CJSC Transmashholding (TMH) é a maior fabricante de locomotivas e equipamentos ferroviários da Rússia e, após a fusão com a LocoTech Service, se tornou a quarta maior empresa de engenharia na área de tecnologia de transporte no mundo.
O custo de pelo menos 3 bilhões de rublos será financiado pela TMH, que espera criar mais de mil novos empregos e acelerar o desenvolvimento técnico em parceria com fornecedores locais.
Atualmente, a TMH já possui uma fábrica na cidade, que produz material rodante, incluindo trens de metrô, e também aluga a fábrica de transporte elétrico PK TS Nevsky.
A nova fábrica provavelmente será em Kolpino, a sudeste da cidade de São Petersburgo, e permitirá que o atual terreno da fábrica, de 42ha, seja vendido para o desenvolvimento residencial. Um estudo de 2021 estimou o custo da realocação da fábrica em US$ 400 milhões.