Começaram a construção de mais três seções da linha de alta velocidade, totalizando 923 km na China central , e uma linha de 310 km na área de Xangai, que inclui uma ponte de 29 km sobre a Baía de Hangzhou.
A construção da linha Chengdu – Chongqing com 292 km de comprimento, e 350 km/h de velocidade, começou em 28 de novembro de 2022. As obras incluem seis estações entre Chengdu e Chongqing Bei, e a estação de Chengdu também será ampliada e reformada.
A linha está programada para ser concluída em cinco anos!
Começaram também os trabalhos na linha dedicada ao passageiro entre Chongqing – Ankang, com 449 km de extensão, que também foi projetada para operar a velocidade de 350 km/h. Essa continuação do corredor de Ankang a Xi’an está em construção desde junho de 2021. No trecho Chongqing – Ankang, serão construídas 10 estações.
O escopo inclui várias linhas de conexão que atendem Fankuai, Kaizhou e Wanzhou, somando mais 89 km. A seção Ankang – Xi’an está planejada para abrir em 2026 e Chongqing – Ankang em 2028.
Em 30 de novembro, iniciou-se a construção de um terceiro segmento de nova linha na mesma região, cobrindo 93 km de Xi’an a Tongchuan. Isso faz parte de uma rota mais longa; os 207 km de Tongchuan a Yan’an estão em construção desde maio de 2021. As seções Xi’an – Tongchuan e Tongchuan – Yan’an estão programadas para abrir em novembro de 2025. O PDL reduzirá o tempo de viagem de Xi’an para Yan’an das atuais 2h30 min para cerca de 1h.
Todos os três corredores fazem parte da estratégia de desenvolvimento de rede de alta velocidade “oito verticais e oito horizontais” da China.
Enquanto isso, as obras civis também começaram no ramal Nantong – Ningbo PDL de 310 km. Projetado para operar a 350 km/h, ele contornará Xangai a oeste, servindo Suzhou e Jiaxing.
Uma das características marcantes será um viaduto de 29 km na Baía de Hangzhou, complementando a ponte rodoviária de 35 km inaugurada em 2007. De acordo com pesquisas de projeto realizadas no início de 2021, a velocidade do vento em torno do local do viaduto pode atingir até 145 km/h, com ondas de até 7m de altura.
Devido às exigências do tráfego marítimo, o vão principal da ponte será de cerca de 450 m; está prevista uma estrutura central estaiada com três pilares, e o vão principal suportará duas linhas de rodagem de via única com via sem lastro.
A linha Nantong – Ningbo servirá 10 estações, das quais cinco serão novas; a abertura está prevista para o final de 2027.