Os planos para uma rede ferroviária “light” de 50km com VLT’s projetados para se parecerem com os trens da histórica ferrovia Hedjaz (Imagens Abaixo) foram anunciados pela Comissão Real de AlUla (Arábia Saudita):

O veículo ligaria áreas urbanas, sítios arqueológicos e destinos turísticos ao redor da antiga e histórica cidade de AlUla (Arábia Saudita). A iniciativa faz parte do programa “360 Mobility” para reduzir a dependência do carro, desenvolvendo uma rede de ferrovia “light”, ônibus elétricos, viagens autônomas, ciclovias e “transporte alternativo”.

A primeira fase do VLT seria a Linha Vermelha, de 21 km, da antiga estação ferroviária de Hedjaz em AlUla até Hegra, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, no norte da região.

Haveria paradas em Hegra South, Equestrian Village North, Equestrian Village South, Nabataean Farms, Al Uthayb, the Incense Museum, Jabal Ikmah, Tal Al Khatib, Dadan North, Dadan Village and Dadan, Al Jadidah, Old Town, AlUla Central East e AlUla Hijaz.

Cada parada seria um hub para bicicletas, e-bikes e veículos elétricos sob demanda.

A segunda fase do VLT percorreria 33 km ao sul até o aeroporto internacional.

A “Reinterpretação” da Ferrovia Hedjaz:

Em 1º de julho, a Systra assinou um contrato para atuar como consultor líder de design para o projeto, com estudos preliminares e detalhados de design a serem concluídos em 2023.

A Systra disse que os veículos leves sobre trilhos seriam “modernos e prestigiosos” com velocidade máxima de 50 km/h oferecendo aos visitantes e moradores uma “reinterpretação” da ferrovia Hedjaz, de bitola 1.050 mm, que já percorreu o vale de AlUla em sua rota entre Damasco e Medina.

O bonde também refletiria a história recente de AlUla, como ponto de parada para peregrinos, e com a ambição de ser um destino global para o turismo e “o maior museu vivo do mundo”.

“Criado para ser uma experiência e um meio de locomoção, os passageiros desfrutarão de vistas incríveis da paisagem circundante, desenvolvimentos urbanos crescentes, locais culturais e áreas de patrimônio mundialmente famosos com total facilidade e conforto.” disse Moataz Kurdi, Diretor de Operações do Condado da RCU.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp