Uma estação central foi inaugurada no lado leste de Moscou para uso por trens de longa distância que passam pela capital e como uma troca de passageiros que não precisam/desejam acessar o centro da cidade.
A estação de Vostochniy foi formalmente inaugurada pelo CEO da empresa Russian Railways Oleg Belozerov e pelo prefeito de Moscou Sergei Sobyanin, em 29 de maio de 2021.
O hub está integrado à estação Cher, kizovskaya na linha de metrô Sokolnicheskaya da capital, bem como à estação Lokomotiv, no anel circular Central de Moscou. Isso permite aos passageiros chegar às estações servidas por trens do aeroporto.
O “vice-prefeito” de Transportes, Maksim Liksutov, comentou que, embora as estações das linhas principais estivessem tradicionalmente localizadas no coração das cidades europeias e russas, nem todos os passageiros precisavam se deslocar para o centro da cidade. Os passageiros que chegam a Vostochniy teriam mais de 100 opções de viagem, explicou ele.
A estação está sendo servida inicialmente por 48 trens de longa distância por dia. Isso inclui 20 serviços de e para Nizhny Novgorod e Ivanovo, que usarão plataformas de baixo e alto nível construídas para fornecer embarque nivelado para as composições Talgo Strizh e Siemens Lastochka.
A estação tem capacidade para mais de 25 mil passageiros de longa distância/dia e foi concebida para ser totalmente acessível.
A sala de espera tem 200 lugares com carregadores USB, e conta com guarda-volumes, bilheteria, praça de alimentação e salas para pais e filhos, com espaço para outros passageiros, hotel e varejo. Wi-fi está disponível em todo o espaço.
Há também uma clínica médica, que atualmente fornece vacinas contra Covid-19 24 horas por dia.
Táxis, compartilhamento de carros e passeio serão fornecidos ainda este ano.
A construção da nova estação foi concluída em um ano, em conjunto com a modernização das linhas Kuskovo – Lefortovo, Lyublino-Sortirovochnoye – Ugreshskaya e Khovrino – Likhobory. Instalações de limpeza de trens foram fornecidas em Kuskovo.