O Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) assinou um acordo que direciona 50 milhões de euros de um empréstimo de melhoria de infraestrutura previamente acordado para fornecer liquidez urgente para permitir que a ferrovia nacional Ukrzaliznytsia mantenha os serviços essenciais em funcionamento após a invasão russa.
O BERD concordou originalmente em emprestar € 150 milhões para modernização e eletrificação da linha Dolynska – Mykolaiv – Kolosivka, mas o valor ainda não foi desembolsado.
O acordo foi assinado em uma cerimônia virtual em 10 de junho de 2022 pelo presidente do BERD, Odile Renaud-Basso, o ministro das Finanças da Ucrânia, Sergii Marchenko e CEO da Ukrzaliznytsya, Oleksandr Kamyshin.
Renaud-Basso disse que o financiamento vai “apoiar o movimento de bens e pessoas, incluindo pessoas refugiadas, e ajudar a manter os laços comerciais da Ucrânia com os outros países”.
Marchenko disse que “desde os primeiros dias da guerra, o pessoal da Ukrzaliznytysa demonstrou heroísmo, transferindo nossos cidadãos para regiões mais seguras da Ucrânia e garantindo a segurança humanitária da Ucrânia, e estamos extremamente gratos a eles. O acordo de hoje ajudará a garantir o financiamento adequado das necessidades da Ukrzaliznytsya.”
Kamyshin disse que os primeiros passos estão sendo dados para um “Plano Marshall de reconstrução da Ucrânia”, e os € 50 milhões ajudariam Ukrzaliznytysa a lidar com os danos significativos que a invasão causou.
“Devemos focar não apenas na resiliência do nosso trabalho, mas também na recuperação da economia do país”, disse. “Continuamos a fornecer soluções para aumentar o tráfego de mercadorias e temos que oferecer oportunidades para os ucranianos voltarem para casa. Este empréstimo é fundamental para a manutenção de nossa liquidez estável. Estou grato às instituições internacionais pelo apoio contínuo e espero que em breve possamos demonstrar resultados reais e eficazes da nossa parceria.”