Os gestores de infraestrutura ferroviária europeia estão avaliando a extensão do impacto das inundações catastróficas que destruíram trilhos, pontes, terraplenagens e estações na Alemanha, Bélgica e outros lugares (na UE).
A Deutsche Bahn informou em 18 de julho de 2021, que 600 km de trilhos e cerca de 80 estações no trecho entre Nordrhein e Westfalen e também entre Rheinland e Pfalz foram gravemente danificados por água, lama e escombros. Ficando com algumas operações que devem permanecer interrompidas por pelo menos uma semana.
A autoridade regional de transporte de Rheinland-Pfalz e SPNV-Nord, informou que sete pontes e 20 km de trilhos na Ahrtalbahn entre Remagen e Adenau foram destruídos.
Os serviços em Oberbayern também foram interrompidos, inclusive no ponto mais alto da rede DB entre Mittenwald e Scharnitz, na Áustria, onde os danos às estradas também interromperam os serviços de ônibus substitutos.
Apenas serviços limitados de frete (carga) para a Bélgica, Holanda, Luxemburgo, República Tcheca, Itália e Áustria estavam operando normalmente, embora a DB Cargo tivesse tomado o cuidado de bloquear trens em locais escolhidos para permitir um reinício rápido uma vez que as rotas principais fossem liberadas.
Cerca de 2 mil funcionários da DB foram destacados para trabalhos de reparação e limpeza nas regiões afetadas pelas inundações e os serviços limitados foram reiniciados em algumas das rotas menos danificadas.
Na Bélgica, o gerente de infraestrutura relatou que as rotas no sul foram as mais afetadas e, embora algumas fossem reabertas em 19 de julho, outras teriam de esperar até 26 de julho ou, em alguns casos, até agosto; o colapso de uma ponte significa que a linha 37 entre Liège e Pepinster não deve ser reaberta até cerca de 30 de agosto de 2021.
A linha transfronteiriça entre Maastricht, na Holanda, e Visé, na Bélgica, também foi interrompida.
A importante rota ao longo do rio Elba entre Bad Schandau na Alemanha e Dečin na República Tcheca foi reduzida a uma única via, enquanto na Áustria os serviços nas linhas Kufstein – Wörgl – Schwarzach-St Veit e Salzburg – Golling-Abtenau – Bischofshofen foram suspensos.