Quatro políticas para aumentar a participação das ferrovias no mercado de transporte de mercadorias são apresentadas em um documento de posicionamento que o grupo de defesa dos ferrovias Allianz pro Schiene produziu antes das eleições federais alemãs de 26 de setembro de 2021.
Estes são:
- Investimento em infraestrutura, incluindo o aumento da eletrificação de 61% da rede nacional para 70% em 2025 e 75% até 2030;
- Uma concorrência justa, incluindo redução permanente nas tarifas de acesso e isenção de impostos sobre eletricidade;
- Promover inovação, incluindo a introdução de acopladores automáticos digitais;
- Criar as condições certas para o transporte ferroviário de mercadorias, incluindo regras uniformes à escala da UE para o transporte combinado.
“O tráfego ferroviário de carga cresceu 70% nos últimos anos, mais rápido do que o mercado como um todo”, disse Armin Riedl, porta-voz da Allianz pro Schiene para o transporte combinado.
“Com uma quota de mercado inferior a 20%, o transporte ferroviário de mercadorias não esgotou de forma alguma o seu potencial. Países vizinhos como a Suíça ou a Áustria mostram que, com uma política ambiciosa, muito mais tráfego pode ser transferido para as ferrovias.”