A Indian Railways suspendeu vários serviços de passageiros em rotas importantes para liberar capacidade de linha para trens de carvão adicionais em resposta a uma iminente falta de energia.
A suspensão de um mês de 42 serviços de passageiros “não prioritários” resultará no cancelamento de 363 trens Mail/Express e 390 trens regionais de passageiros nos corredores críticos que ligam as minas de carvão no leste e sudeste do país ao norte e noroeste do país.
A South East Central Railway retirou temporariamente 22 trens de passageiro e 12 regionais nos estados produtores de carvão de Chhattisgarh e Odisha, enquanto a Northern Railway suspendeu quatro trens e outros quatro regionais em rotas que servem as principais usinas de energia.
A Índia está passando por condições climáticas severas, sendo este abril o mais quente registrado desde 1951. A demanda agregada de energia saltou 50% em relação a abril de 2021 para um pico de 207,1 GW, e vários estados tiveram que impor cortes de energia apesar das condições escaldantes.
As centrais térmicas representam ainda mais de metade da capacidade geradora do país e consomem cerca de 1,85 milhões de toneladas de carvão por dia. Muitas das 108 usinas a carvão foram relatadas como tendo menos de sete dias de abastecimento, em um momento em que deveriam estar aumentando os estoques de carvão antes da redução da produção da mina durante a estação das monções. Também tem havido uma escassez de carvão importado, que é misturado com suprimentos domésticos em muitas usinas. Desde março, o preço de referência do carvão importado aumentou mais de 40%, principalmente como resultado do conflito Ucrânia-Rússia.
Enquanto isso, a geração a gás tem funcionado em níveis baixos após um aumento de 300% nos preços do gás nos últimos seis meses.
O Ministério da Energia insiste que “há carvão suficiente no sistema” para lidar com um aumento de 11% na geração de eletricidade, que descreveu como o mais alto em 38 anos. A produção de carvão aumentou 37% de 566 milhões de toneladas em 2013-14, para 777 milhões em 2021-22. O setor público Coal India Ltd estava despachando 1,64 milhão de toneladas por dia durante abril, em comparação com 1,43 milhão no período correspondente do ano passado.
“A IR está atualmente relatando carregamentos médios de carvão de cerca de 1,6 milhão de toneladas/dia, um aumento de 20% em relação ao ano passado, e diz que fará o máximo para levantar todo o combustível vital disponibilizado para manter as concessionárias de energia funcionando a todo vapor”. Isso inclui espremer a capacidade em corredores congestionados para otimizar os movimentos dos trens de carvão.