- A Indian Railways usará essas locomotivas para agilizar a movimentação de mercadorias, principalmente carvão e minério de ferro;
- Estes são os únicos e-locos de carga aprovados pela Indian Railways para operar a uma velocidade de 120 km/h.
A Indian Railways adquiriu recentemente a 50º locomotiva elétrica 12000HP 12WAGB da Alstom.
As locomotivas serão usadas para transportar trens de carga, podendo operar a uma velocidade máxima de 120 km/h e serem implantadas em todas as principais rotas e corredores de frete dedicados (DFCs) da Indian Railways . A locomotiva será utilizada para a movimentação mais rápida de mercadorias, principalmente carvão e minério de ferro.
Alain Spohr, Diretor Executivo da Alstom Índia e Sul da Ásia, disse: “Estamos orgulhosos de ter fabricado e entregue com sucesso 50 e-locos de 12.000 HP para a Indian Railways até agora, apesar da pandemia global. Estes são os únicos e-Locos de carga aprovados pela Indian Railways para operar a uma velocidade de 120 KMPH. Os locos que foram introduzidos pela Indian Railways já percorreram cerca de 2 milhões de quilômetros até o momento.
Planejados para serem implantados em operações nas principais rotas de frete, incluindo os corredores de frete dedicados (DFCs), esses locomotivos elétricos são capazes de transportar aproximadamente 6.000 toneladas a uma velocidade máxima de 120 km/h.
Construídas como parte do maior projeto de Investimento Estrangeiro Direto (FDI) no setor ferroviário, essas 800 locomotivas de seção dupla superpulsionadas totalmente elétricas transformarão o panorama do transporte de cargas pesadas da Índia.
Esses 800 e-locos estão sendo fabricados na maior instalação de manufatura greenfield integrada da Índia em Madhepura, Bihar. Este projeto criou mais de 10.000 empregos, principalmente em Bihar, Uttar Pradesh e Maharashtra.
Essa joint venture entre o Ministério das Ferrovias (Indian Railways) e a Alstom é uma das mais fortes realizações da visão Make-in-India com um forte impulso na fabricação local com mais de 87% de localização.
A JV combina inovação com responsabilidade e, juntos, estamos comprometidos em fornecer soluções seguras, confiáveis e eficientes. Estamos entusiasmados por fazer parte desta jornada revolucionária das Ferrovias Indianas.”
De acordo com o mandato da Make-in-India, todas as 800 locomotivas Prima estão sendo fabricadas localmente. Projetado no Centro de Engenharia da Alstom em Bengaluru, o Prima T8 WAG-12 está sendo construído em Madhepura, em Bihar.
Distribuído por 250 hectares, com capacidade de produção de 120 locomotivas por ano, o site de Madhepura é construído de acordo com os padrões internacionais de segurança e qualidade.
Dois depósitos de manutenção ultramodernos em Saharanpur e Nagpur garantirão a alta disponibilidade de serviço das locomotivas.
Com os recursos mais recentes, esses depósitos desempenharão um papel crítico na manutenção das locomotivas de carga mais avançadas da Índia a custos significativamente mais baixos.