A Indonésia inaugurou os primeiros 550 km de sua ferrovia duplicada de bitola de 1.067 mm entre Cirebon, Java Ocidental e Jombang, Java Oriental durante uma cerimônia em 8 de outubro.
A cerimônia contou com a presença de funcionários, incluindo o ministro dos transportes, Sr. Budi Karya Sumadi, o diretor das Ferrovias da Indonésia, Sr. Didik Hartantyo, e o diretor-geral das ferrovias do Ministério dos Transportes, Sr. Zulfikri.
Os trabalhos para atualizar a linha, que funciona em forma de U de Cirebon, na costa norte de Java, via Purwokerto, Kroya, Yogyakarta, Solo e Madiun, para Jombang, começaram 2015. As melhorias incluem duplicação de vias (linha dupla) e a construção a otimização de gabarito e saída de três túneis da era colonial que estão na região de Ijo, Notog e Kebasen, com um comprimento total de perfuração de 1.346 km.
As atualizações devem aumentar a capacidade da linha de 172 trens por dia para 221. Um aumento considerável.
As atualizações para os 65 km restantes da linha conectando Jombang, Mojokerto e Wonokromo, East Java, estão programadas para serem concluídas em 2022.
“Com a conclusão da via dupla que cruza o sul de Java, três grandes cidades aglomeradas serão conectadas, a saber, Jabodetabek, Joglosemar e Gerbangkertasusila”, diz Budi.