Uma investigação começou depois que um trem autônomo operado pela gigante da mineração Rio Tinto descarrilou nos arredores de Karratha (Austrália Ocidental).
O incidente aconteceu por volta das 18h30min de sábado, deixando vários vagões tombados ao lado da linha férrea ao longo da Warlu Road, próximo a Dampier.
A gigante da mineração opera cerca de 14 mil vagões em suas linhas ferroviárias de Pilbara, com cada vagão transportando até 118 toneladas de minério de ferro.
Um porta-voz da Rio Tinto disse que o trem estava indo de uma de suas minas para o Porto de Dampier.
“O incidente envolveu um trem carregado, com aproximadamente 30 vagões descarrilados. A segurança e o bem-estar de nosso pessoal e comunidades são nossa principal prioridade. O trem estava em modo autônomo e ninguém ficou ferido no incidente.” disse ele.
A linha férrea é usada apenas pela gigante da mineração, Rio Tinto, e não opera outros trens de outras empresas.
Os trabalhos de recuperação dos vagões descarrilados foram iniciados e o Escritório do Regulador Nacional de Segurança Ferroviária (ONRSR) foi notificado. A ONRSR disse que as indicações iniciais eram de que os sistemas de bordo que controlavam a segurança automatizada do trem funcionaram corretamente.
Vídeo:
Imagem:
Fonte Primária: Jornal ABC Europa.