Um consórcio da Alstom e Hyundai assinou um contrato com o Ministério dos Transportes do Iraque para definir uma estrutura para acelerar a implementação do projeto do Trem Elevado de Bagdá (BET) de US $ 2,5 bilhões:
O contrato foi assinada pelos três partidos durante a visita oficial do primeiro-ministro iraquiano, Mustafa Al Kadhimi, a Paris, na presença de Jean Castex, o primeiro-ministro francês.
Os 20 km da rede ferroviária elevada BET compreenderão uma linha de 16 km entre Kadhimiya, Al-Etafia, Al-Sarafiya Bridge, Al-Mustansiriya, Waziriyah e Sha’ab, e uma linha de 4 km de Al-Etafia via Aeroporto Al-Muthana para Al- Alawi, servindo 14 estações.
O contrato inclui o fornecimento de material rodante, sistemas eletromecânicos, trilhos e obras civis associadas. O projeto deve impulsionar a economia iraquiana por meio da criação de milhares de empregos diretos e indiretos.
De acordo com Müslüm Yakisan, vice-presidente sênior da Alstom para a África, Oriente Médio e Ásia Central, o projeto também ajudará a melhorar a mobilidade pela cidade e aliviar o congestionamento do tráfego.
A LoI segue um Memorando de Entendimento (MoU) anterior assinado pela Alstom em dezembro de 2017 para o projeto.