O fabricante turco de tanques de pressão, Cryocan, despachou os primeiros 50 dos 400 vagões-tanque que a IRR Ferroviária Nacional do Iraque encomendou como parte de um projeto para transferir o tráfego de petróleo da estrada para a ferrovia.
A Cryocan espera entregar mais 100 vagões este ano, com os restantes 250 seguindo em lotes até o final de 2022. Os vagões são projetados para transportar petróleo bruto, óleo combustível ou GLP, com alguns dos 250 vagões restantes sendo somente para GLP.
A Cryocan oferece uma gama de vagões-tanque de 22,5 toneladas com carga axial com capacidades de 44 m3 a 95 m3 fabricados de acordo com os padrões RID, TRT e EN e adequados para velocidades de até 100 km/h carregados e 120 km/h descarregados.
O Ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, Mustafa Varank, visitou a fábrica de Dilovası, a leste de Istambul, para ver o primeiro dos vagões para IRR, e observou que a empresa exporta cerca de 80% de seus produtos para 66 países.
Em 4 de fevereiro, o Ministro dos Transportes do Iraque, Nasser Hussein Bandar Al-Shibli, anunciou que a IRR assinou um contrato com o Ministério do Petróleo para o transporte de produtos petrolíferos da refinaria de petróleo Baiji, ao norte de Bagdá, para o porto de Umm Qasr para exportação.
Al-Shibli disse que o volume transportado pelo contrato pode ser aumentado de acordo com o nível de produção da refinaria.
O Iraque atualmente depende da maior parte de suas receitas com a exportação de petróleo bruto, que chega a Basra por oleoduto e vende com uma margem de lucro menor do que produtos refinados.