O Comitê Nacional de Infraestrutura de Israel deu seu apoio a propostas para estender a ferrovia do Vale de Jezreel até a fronteira com a Jordânia, no que se prevê ser a primeira fase de uma possível ferrovia ‘Golfo a Golfo’ ligando a Baía de Haifa à Jordânia, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
A ministra israelense dos transportes, Miri Regev, disse que a Valley Line existente seria estendida de Beit-She’an a uma estação e terminal de carga na fronteira de Sheikh Hussein com a Jordânia. Haveria três trens de carga por dia em cada direção, ajudando a tirar o tráfego das estradas.
O alinhamento de via dupla exigiria vários túneis, pontes rodoviárias e fluviais e o redirecionamento de uma estrada. A construção deve custar cerca de US $ 4,46 bilhões.
Rota do Golfo para o Golfo:
Prevê-se que a linha poderia eventualmente se conectar com linhas propostas através da Jordânia, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos para fornecer uma ponte terrestre entre o Golfo e o Mediterrâneo, competindo com o transporte rodoviário e o tráfego marítimo ao redor da Península Arábica.
“O projeto Golfo a Golfo é um megaprojeto que mudará a face da economia regional no Oriente Médio e conectará Israel a muitos países da região por ferrovia e será uma porta de entrada para o Mediterrâneo para eles”, disse Regev. em 2 de março. “Esta é uma linha econômica que faz dos países do Oriente Médio uma ilha de poder econômico e estabilidade baseada na reciprocidade e na paz.”