A RFI inaugurou uma nova estação para servir ao aeroporto de Fontanarossa, em Catânia, em 13 de março de 2021, que foi construída como parte de seu programa contínuo para modernizar a linha principal entre Messina e Palermo, na Sicília.

Com duas plataformas de 200m de comprimento e 550mm de altura em alinhamento de via dupla, a estação está equipada com rampas e elevadores para a acessibilidade.

A construção teve início em fevereiro de 2019, e foi planejada a um custo de 6,5 milhões de euros, sendo totalmente financiada pelo gestor de infraestrutura.

A estação destina-se a facilitar o acesso ferroviário ao aeroporto de toda a Sicília; um inicial de 50 trens por dia irá conectá-lo com Messina, Siracusa, Caltanissetta, Caltagirone e Palermo. Conforme o crescimento da demanda, espera-se que os serviços aumentem para até 80 trens por dia.

A estação está localizada há algumas centenas de metros da entrada do aeroporto, mas também está ligada por um serviço de ônibus gratuito operado pela operadora de transporte municipal Amt. Uma passarela elevada foi planejada a médio prazo. A cidade também planeja estender sua rede de metrô ao aeroporto até 2026.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp