A empresa de transporte AI Konux, sediada em Munique, garantiu financiamento para apoiar o desenvolvimento de produtos de software como serviço que usam internet das coisas e aprendizado de máquina para automatizar os processos de operação, monitoramento e manutenção ferroviária. Ela também anunciou a nomeação do ex-CEO da divisão de automação ferroviária da Vossloh e da Siemens, Andreas Busemann, para a função recém-criada de Diretor de Receita, a partir de 1º de fevereiro de 2021.
Fundada em 2014, a Konux arrecadou mais de US $ 130 milhões e está ativa em 10 países na Europa e na Ásia. Em dezembro, ela anunciou um acordo de estrutura de longo prazo para fornecer SaaS baseado em nuvem cobrindo 1.300 participantes em um projeto de manutenção preditiva da Deutsche Bahn de € 15 milhões.
“Os trens terão um papel importante em nossa longa jornada para reduzir as emissões de CO 2 ”, disse o fundador e CEO da Konux, Andreas Kunze. “Para conseguir isso, a infraestrutura ferroviária precisa ser atualizada e digitalizada para se tornar a escolha de mobilidade de amanhã. A Konux está perfeitamente posicionada para se tornar um líder de mercado global na transformação digital ferroviária.”
A rodada de financiamento da Série C de US $ 80 milhões foi liderada pela Sanno Capital, e incluiu o novo investidor Athos, bem como investidores existentes, incluindo DIVC, New Enterprise Associates e o cofundador da NEA Dick Kramlich.
“Konux é claramente um líder de mercado global “Made in Germany” de próxima geração, abordando um grande ponto de dor no mundo da mobilidade”, disse Torsten Kreindl, Sócio-gerente da DIVC. “É fantástico que as empresas de tecnologia com tal nível de ambição e potencial de mercado não sejam mais exclusivas do Vale do Silício, mas nascidas e sediadas na Alemanha.”
Busemann disse “como um jogador neutro e independente, a Konux se concentra inteiramente na otimização de infraestruturas, ao invés de vendê-las. Para mim, essa abordagem inovadora, combinada com a agilidade de toda a equipe, é totalmente convincente.”