O KOREA Railroad Research Institute (KRRI) assinou um acordo com a província de Gangwon (Coreia do Sul) para apoiar o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária de hidrogênio na região:
O acordo, assinado no Centro de Pesquisa de Energia Verde da Universidade de Gangwon (Coreia do Sul) em 10 de outubro, descreve uma maior cooperação entre o governo provincial de Gangwon e o KRRI, com objetivo de desenvolver trens movidos a hidrogênio líquido, produção de hidrogênio e tecnologia de recarga para o hidrogênio.
KRRI diz que a intenção é realizar pesquisa e desenvolvimento na região para criar a tecnologia para a operação ferroviária de alta capacidade e longa distância movida a hidrogênio, uma energia limpa. Em particular, o grupo planeja aumentar a capacidade de armazenamento de hidrogênio e reduzir os custos de logística e estabelecer um roteiro de desenvolvimento de tecnologia.
A obra será realizada no âmbito do projeto da KRRI de desenvolvimento de um sistema de propulsão de trem a hidrogênio que pode percorrer até 600km com uma única carga e velocidade máxima de 110km / h, anunciado em janeiro de 2019. A obra está em andamento por um grupo de pesquisa liderado pelo KRRI de sete organizações, que inclui a Korea Railroad Corporation (Korail) e a Woojin Industrial Systems.
O projeto de quatro anos de Won 25 bilhões (US $ 21,94 milhões), com conclusão prevista para o final de 2022, está sendo financiado principalmente por uma doação de 22 bilhões de Won do governo sul-coreano, com os 3 bilhões restantes de Won fornecidos por investidores privados.
Além disso, a parceria se concentrará no desenvolvimento de conexões ferroviárias inter-coreanas. Mais notavelmente, isso cobre a reintegração da linha de pista única Donghae Bukbu de 110,9 km entre Gangneung e Jejin, na fronteira da Coréia do Norte, que poderia incluir a introdução de serviços ferroviários entre a Coreia do Sul e as principais rotas de frete da Eurásia, como a Ferrovia Transiberiana , via Coreia do Norte. Isso ocorreu após a aprovação do projeto pelo governo em 23 de abril, no conselho de intercâmbio e cooperação inter-coreana em Seul.