Governo federal lançará novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na próxima sexta-feira (11/8) com obras de ferrovia.
O governo federal vai propor a construção de um trecho da Ferrovia Transnordestina e o estudo de seis novas concessões ferroviárias no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançado na próxima sexta-feira, 11/08/2023. Em versões anteriores do PAC, concessões não faziam parte do pacote de infraestrutura.
O novo trecho da Transnordestina será em Pernambuco, e irá de Salgueiro ao Porto de Suape, que fica a 50 quilômetros de Recife.
Outras quatro obras serão em ferrovias que já começaram: Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 2); Linha Férrea de Juiz de Fora (MG); Linha Férrea de Barra Mansa (RJ); e Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO 1).
Serão seis estudos de novas concessões no novo PAC: ligação da Transnordestina à Ferrovia Norte-Sul; Ferrovia Teresina – Luís Correia (PI); EF-118 (Rio de Janeiro a Vitória); Ferrovia do Frango (SC); Ferrovia Norte-Sul , de Chapecó (SC) a Rio Grande (RS); e Ferrovia Norte-Sul, de Estrela D’Oeste (SP) a Chapecó (SC), passando por Panorama (SP).
Através desse programa, o objetivo do Ministério dos Transportes é diminuir a necessidade de utilizar o transporte rodoviário para o escoamento da produção no Brasil, visando a redução de despesas logísticas e impactos ao meio ambiente. O desafio é notável, pois o país possui cerca de 10 mil quilômetros de ferrovias subutilizadas, correspondendo a aproximadamente um terço de toda a extensão da rede ferroviária nacional.