LEI PODE PROIBIR BUZINA DE TREM DAS 22H ÀS 6H EM JAÚ:
Na última segunda-feira, 24/08, a Câmara de Vereadores de Jaú, abriu uma consulta pública para decidir sobre uma possível criação de lei, que proíbe o uso de buzina por trens que trafegam pelo perímetro urbano de Jaú-SP e no Distrito de Potunduva-SP, das 22h às 6h.
De acordo com o vereador Borgo (PDT), “Quando o trem passa aqui na nossa cidade, eles ‘apitam’ à noite, de madrugada”. Foi feito um pedido, que partiu de populares que residem próximos a linha férrea, sobre a possibilidade da criação de uma Lei que proíba esse barulho.
Uma Lei semelhante foi aprovada pelos vereadores de Araraquara (75 km de Jaú), que fica proibido o que eles chamam de ‘buzinaço’ na morada do sol, com risco de multa no valor de R$ 11.536,00 pelo descumprimento. O prefeito Edinho Silva (PT) tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
“É obvio que quem não mora naquela região, não ’tá’ incomodado com esse tipo de coisa, mas para as pessoas que são incomodadas por esse barulho, nós lançamos na tarde de hoje (segunda-feira, 24/08) no site da Câmara Municipal, uma consulta pública”, disse Borgo durante a última sessão.
Em nota ao portal Cidade ON, de Araraquara-SP, a empresa RUMO disse o seguinte: “Ferrovias do mundo inteiro fazem uso da buzina pois trata-se de um item essencial para a segurança do trem, dos veículos e das pessoas que estão próximas à linha. Os maquinistas são periodicamente treinados e auditados para seguir corretamente o procedimento de uso desse dispositivo”.
E a nota conclui, “Toda ferrovia de carga funciona 24 horas por dia e os horários de circulação dos trens dependem das operações de carregamento e descarregamento, entre outros fatores. Além disso, a empresa esclarece que a legislação e regulação de ferrovias compete a esfera federal”.