A Indian Railways “Banaras Locomotive Works” em Varanasi lançou as duas primeiras das seis locomotivas a diesel, de bitola 1 067mm, encomendadas pela Caminhos de Ferro de Moçambique, juntamente com 90 vagões de aço inoxidável.
As locomotivas de 3.000 HP “Projetadas na Índia, Feitas na Índia e Financiadas pela Índia” são o primeiro projeto de bitola “Cape BLW” com um pacote de tração AC-AC. Elas têm uma velocidade máxima de 100 km/h e podem transportar 2 255 toneladas em via plana. Os bogies de bitola de 1 067 mm recém-projetados têm uma carga axial máxima de 20 toneladas. As locomotivas têm freios controlados por computador CCB 2.0 e um tanque de combustível de até 6.000 litros.
A cabine foi projetada para baixo nível de ruído e vibração e possui assentos ergonômicos e um console de controle recém-projetado com display gráfico integrado para o motorista. As instalações para o conforto da tripulação incluem geladeira, fogão elétrico e banheiro a bordo.
O Bureau Veritas está fornecendo serviços de inspeção em nome do CFM.
Capacitação econômica por meio da exportação
O Ministério das Ferrovias da Índia disse que a exportação de locomotivas que são “econômicas e em par com os padrões internacionais, impulsionaria o relacionamento indo-africano e o empoderamento econômico por meio da exportação”.