A Casa Transports, empresa que opera os serviços de transporte público de Casablanca, escolheu a Alstom para fornecer 66 bondes Citadis X05.
O contrato assinado entre as duas partes prevê a opção de mais 22 bondes para as linhas 3 e 4 da cidade, com início de transporte de passageiros previsto para o final de 2023. O valor do contrato é de 130 milhões de euros.
As linhas 1 e 2 do bonde de Casablanca foram inauguradas em dezembro de 2012 e janeiro de 2019, respectivamente. O número de passageiros passou para mais de 220.000 por dia. Consequentemente, a Casa Transports foi encarregada de expandir a rede de bondes e adquirir novo material rodante. A Alstom forneceu os bondes Citadis X02 originais, bem como a fonte de alimentação e o equipamento de sinalização para as linhas 1 e 2.
Nourddine Rhalmi, presidente da Alstom Marrocos, disse:
“Temos o prazer de continuar nossa contribuição para o desenvolvimento e modernização da rede urbana marroquina, graças às nossas soluções comprovadas de mobilidade que se beneficiam das mais recentes inovações tecnológicas. Estamos muito orgulhosos com este novo pedido e com a confiança da Casa Transports na solução Citadis da Alstom. Com uma frota total de pelo menos 256 Citadis operando no Marrocos, mais pessoas em Casablanca poderão se deslocar confortavelmente.”
Cada novo Citadis X05 será configurado em unidades duplas medindo 64m, com capacidade total de 630. A Casa Transport solicitou modernos sistemas de informação aos passageiros e para a estética dos bondes captar a história e a cultura de Casablanca.
A Alstom fabricará parcialmente os bondes em Barcelona, na Espanha, mas também envolverá fornecedores marroquinos, por exemplo, na produção dos subsistemas. As unidades da Alstom em Fez (Marrocos), França e Bélgica também participarão do contrato. Os bondes serão submetidos a testes estáticos e dinâmicos no site da Casa Transport após a entrega. Assim que forem aprovados nesses testes, eles podem ser comissionados.
Além do pedido anterior de bondes Citadis X02 para Casablanca, a Alstom também forneceu seu bonde Citadis para Rabat.