Conforme informamos aqui, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, iria visitar nesta segunda-feira (12) a fábrica da Wabtec Corporation em Contagem, Minas Gerais. Isso pois a Wabtec entregou oficialmente a 500ª locomotiva de corrente alternada (AC44) produzida no Brasil. Somente essa fábrica emprega diretamente 1.140 funcionários.

Além de Tarcísio, o evento contou com a presença de outros representantes do MInfra, do Governo do Estado de Minas Gerais, da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), da Rumo, da MRS, da VLI e da VALE.

“Estamos colocando o Brasil nos trilhos. E isso representa mais ferrovias, mais locomotivas e mais empregos. Nesse dia em que comemoramos a 500ª AC44, tenho que agradecer cada funcionário e todos que fizeram esse número uma realidade. Agradecer por acreditarem no Brasil”, disse o Ministro Tarcísio.

Antes da solenidade de entrega da 500ª locomotiva, o ministro sobrevoou a área onde será construído o ramal ferroviário do terminal Igarapé, no município mineiro de mesmo nome. O novo terminal de cargas tem investimentos previstos no plano de renovação da concessão da MRS Logística e deve integrar corredor logístico planejado pela concessionária para unir cargas do interior paulista ao Rio de Janeiro e a Belo Horizonte, bem como cargas dessas regiões para São Paulo e Santos.

No padrão original brasileiro, a locomotiva foi criada para bitola larga, de 1600 mm, no modelo AAR C-C, em corrente alternada, com peso de 198.000 kg, preparada para carga, com velocidade máxima de 113 km/h e com potência atingível de até 4.500 HP. Além de baixo teor de emissão de CO2 e controle de tração por eixo que permite o transporte de cargas mais pesadas.

“Construímos o Plano de Investimentos da MRS a várias mãos, e várias delas estavam aqui hoje. Todos nós, em especial, MRS, Minfra e ANTT, estamos trabalhando para saltarmos, dos atuais 15%, para 36% a participação da ferrovia na matriz logística brasileira, alavancando, cada vez mais o transporte de Carga Geral pela nossa malha”, destacou o Diretor de Relações Institucionais da MRS, Gustavo Bambini. Além de Gustavo, estiveram presentes no evento representando a MRS Rafael Hipólito, Daniela Junqueira e Diogo Kling.

“Com a participação da iniciativa privada, estamos avançando em nosso programa de investimentos para balancear a matriz de transportes, o que resultará em redução dos custos de transporte e nos dará mais competitividade “, afirma. “Neste desafio de reequilibrar a matriz do transporte estamos indo bem. Estamos plantando e quem vai colher será o Brasil. [O modal ferroviário] Vai pular de 15 para 36% da matriz de transporte até 2035. Se tivermos ferrovias autorizadas, chegará a 40%”, projeta o ministro.

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) já assegurou mais de R$ 31 bilhões de investimentos contratados para as ferrovias brasileiras.

No canal da MRS no Youtube, é apresentado parte do evento e a nova pintura:

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp