O Presidente Filipe Jacinto Nyusi lançou a primeira pedra para o lançamento das obras de reintegração do trecho de 44 km da linha do Sena entre Mutarara e Vila Nova da Fronteira, na fronteira com o Malawi.
Esta secção da Linha de Sena de bitola 1 067 mm diverge da rota anteriormente restaurada para Moatize em Mutararam, imediatamente a norte da ponte Dona Ana que transporta a linha férrea sobre o Rio Zambeze. A linha tinha sido destruída por combates em Setembro de 1986, mas Nyusi e o seu homólogo do Malawi Lazarus Chakwera concordaram em Outubro passado em restaurar a ligação, fornecendo ao sul do Malawi acesso ferroviário ao porto moçambicano da Beira.
“Com este projeto, o desejo de Moçambique e do Malawi de melhorar o transporte transfronteiriço realizado”, disse o Presidente Nyusi durante a cerimónia de colocação da pedra no dia 29 de Maio de 2021.
O custo de US$ 30 milhões está sendo financiado pela ferrovia nacional de Moçambique e pela autoridade portuária CFM. A velocidade da linha será de 60 km/h e a carga máxima do eixo de 20,5 toneladas. A obra de renovação prevê a criação de 150 postos de trabalho, tendo o CEO da CFM, Miguel Matabel, referido que a operadora também tem interesse em instalar um centro de formação de pessoal na zona.