A malha ferroviária brasileira possui quase 30 mil quilômetros e necessita de políticas de incentivos para a sua expansão para que os benefícios do transporte de cargas através de ferrovias sejam escalonados.

Dentre os desafios do setor, que implicam diretamente na sua expansão, destaque se dá ao processo de manutenção dos componentes de vagões e locomotivas como também da própria via férrea.

Pensando nisso, o Centro de Inovação e Tecnologia – CIT SENAI FIEMG, com a participação do Instituto SENAI de Tecnologia em Metalmecânica é parte integrante do Núcleo de Desenvolvimento Ferroviário – NDF, projeto financiado pela FAPEMIG e coordenado pela Universidade Federal de Viçosa.

Com esse financiamento, o CIT SENAI lidera o projeto de estruturação de roadmap do processo de manutenção ferroviária, focando na identificação de lacunas do setor, visando aproximar as concessionárias ferroviárias de soluções que podem aumentar a eficiência dos processos.

Nesta primeira fase, através da realização de consultoria especializada, pretende-se identificar as lacunas e oportunidades para o setor e auxiliar o NDF na estruturação de uma rede focada em estabelecer soluções que almejam acelerar os processos atrelados a manutenção ferroviária.

Com essa aproximação, espera-se atrair novos projetos de inovação contando com o fomento dos Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT) e dos Recursos para Preservação da Memória Ferroviária, de forma a viabilizar a efetiva aplicação dos recursos ao fim a que se destinam.

Ficou interessado no projeto?

Para saber mais entre em contato com a equipe responsável: Ygor Gabriel Martins Silva: y.martins@fiemg.com.br; Givan Martins Macedo Junior: gmacedo@fiemag.com.br; Domênica Graciosa Fuzato: dgraciosa@fiemg.com.br.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp