Trens de longa distância irão celebrar fiordes e montanhas nativos do país:
A Norske Tog pré-qualificou quatro licitantes para um contrato de fornecimento de uma frota de trens que substituirá os trens rebocados por locomotivas expiradas do país e “criará um tipo completamente novo de experiência de viagem” em rotas de longa distância pelo país.
As empresas pré-qualificadas são: Alstom, CAF, Stadler e Talgo.
O financiamento para 17 trens está incluído no orçamento do Estado para 2022, com um valor estimado de NKr6,5 bilhões e um limite de NKr8 bilhões. Estes entrariam em serviço em 2026, mas a aquisição prevê outras opções para até 100 trens no total.
Os requisitos incluem quartos de dormir que podem ser convertidos em assentos privativos durante o dia para trabalho, bem como opções de pernoite mais acessíveis, com assentos reclináveis semelhantes aos encontrados em uma cabine de primeira classe de um avião.
Como nem todas as rotas são atualmente eletrificadas, trens eletrodiesel serão necessários inicialmente. No entanto, a Norske Tog também busca propostas para alternativas mais sustentáveis, como a conversão da tração diesel para bateria.
“A Noruega é o lar de algumas das viagens de trem mais espetaculares do mundo, como as linhas de Bergen e Dovre”, disse o CEO da Norske Tog, Øystein Risan, em 22 de dezembro de 2021. “Você pode viajar perto dos fiordes e das montanhas, ao lado dos mais majestosos natureza que a Noruega tem a oferecer. Queremos desafiar nossos fabricantes de trens a criar soluções interessantes para comemorar isso.”
“Os trens que encomendamos irão, no mínimo, fornecer aos clientes um serviço tão bom quanto o que temos hoje. Iremos, por exemplo, definir requisitos para vagões de dormir. No entanto, além disso, permitiremos que os fabricantes usem sua experiência para nos mostrar o que podem alcançar. Criamos as melhores soluções quando trabalhamos juntos.”
Imagens: Norske Tag