As vibrações e o impacto dos trens afetam a geometria dos trilhos em grande escala. Além do forte desgaste da pista, a bitola, o nível cruzado e o alinhamento das paralelas são afetados com o tempo. Portanto, a pressão sobre a manutenção preditiva de via está aumentando.
As verificações precisam ser feitas em uma frequência mais alta, com medições mais rápidas e mais precisas do que nunca. A Nextsense, especialista em medição para a indústria ferroviária, desenvolveu o produto “CALIPRI Track Geometry Gauge – one add-on” para seu portfólio de sistema de medição portátil.
Há algum tempo começou uma corrida entre os fabricantes de material rodante para construir o trem mais rápido do mundo. Trens com velocidade de 300 km/h em trilhos são bastante comuns hoje em dia (Europa e China).
A velocidade rápida testa o material das vias e trens até seus limites. Mas a velocidade não é a única ameaça na infraestrutura ferroviária.
Condições climáticas e desastres naturais também podem causar grandes danos à geometria dos rastros. Verificações constantes de desgaste tornam-se tão cruciais quanto as inspeções da geometria da pista em geral. Afinal, a segurança só pode ser garantida se os parâmetros críticos forem mantidos.
Com o medidor de geometria de trilhos CALIPRI, os operadores de manutenção de trilhos vão ter em mãos um dispositivo de medição prático e fácil de usar que reúne todos os parâmetros importantes para a manutenção dos trilhos – incluindo bitola, nível transversal, inclinação e torção do trilho.
Prático e portátil:
O sistema de medição equipa os operadores com um sensor portátil, um medidor de medição e um “tablet PC” para exibir os resultados. O sensor CALIPRI mede o perfil completo do trilho. A bitola é necessária para obter informações adicionais, como bitola, nível transversal, inclinação do trilho e torção.
Para uso, basta colocar o medidor em um ângulo de 90 graus nos trilhos. A aplicação é fácil e rápida devido aos dois parafusos batentes do lado esquerdo, ajudando o operador a posicionar o medidor. Um mecanismo de tensionamento ajuda a fixar e manter o medidor no lugar sem se deslocar de maneira indesejada.
Os parâmetros do medidor
A medição do perfil do trilho dará indicações importantes sobre o desgaste da via. Além disso – com o medidor instalado – outros parâmetros importantes serão fornecidos. Como, por exemplo, o medidor da faixa. Devido ao envelhecimento e às diferentes condições dos dormentes, a distância da bitola geralmente não é uniforme ao longo de toda a via.
Ainda assim, o parâmetro precisa ficar dentro de uma faixa específica, caso contrário os trens não seriam mais capazes de operar com segurança.
Quando um trem faz uma curva, as forças centrífugas entram em ação. Para que o trem não descarrilhe em uma via curva, uma diferença de nível positiva entre os trilhos externo e interno precisa estar no lugar. A diferença de nível entre as cabeças dos trilhos – também chamada de nível cruzado ou superelevação – é um parâmetro importante para calcular a que velocidade um trem pode viajar em uma curva.
O medidor de geometria de trilhos CALIPRI mede o nível cruzado em trilhos curvos e, portanto, pode ajudar a apoiar a segurança geral de viagens de trem.
Além da bitola e do nível transversal da via, o Calibre Geométrico da Trilha CALIPRI mede a inclinação do trilho que influencia diretamente a interação dinâmica da via e do veículo. Além disso, o software calcula a torção da pista para detectar irregularidades. O cálculo determina a diferença entre dois valores de elevação em uma distância definida ao longo da pista.
Maior segurança atende a redução de custos:
As vantagens de uma maior manutenção da via são bastante evidentes. Em primeiro lugar, trata-se de segurança. Mas também a maior vida útil dos materiais de via, a redução de custos operacionais e de gastos com combustível estão no topo da lista.
Página do produto: www.nextsense-worldwide.com