Um acordo vinculativo com o objetivo de promover o emprego de mais mulheres no setor ferroviário entrou em vigor em 5 de novembro de 2021 na Europa, quando foi formalmente assinado pela Comunidade Europeia das Empresas Ferroviárias e de Infraestrutura, representando os empregadores, e pela Federação Europeia dos Trabalhadores dos Transportes, representando os empregados.
O acordo visa atrair mais mulheres para o setor ferroviário e garantir a igualdade de tratamento no local de trabalho. As medidas abrangem a conciliação da vida profissional e privada, promoção e progressão na carreira, igualdade salarial, saúde e segurança, ambientes de trabalho, prevenção do assédio sexual e sexismo.
Após mais de três anos de negociações, o acordo foi aprovado pela Assembleia Geral do CER (Comunidade de Empresas Ferroviárias e de Infraestrutura Europeias) em 20 de setembro de 2021 e pela Seção Ferroviária da ETF (European Training Foundation) em 27 de outubro de 2021.
As empresas agora têm 12 meses para estabelecer uma política de gênero e diversidade e 24 meses para implementá-las. O acordo será então reavaliado por ambas as partes assinantes.
CER representa mais de 70 empresas ferroviárias, associações nacionais, gestores de infraestrutura e empresas de leasing, cobrindo 73% do comprimento da rede ferroviária, 76% do negócio de transporte ferroviário de mercadorias e cerca de 92% das operações ferroviárias de passageiros na UE, EFTA e países em adesão à UE.
A ETF abrange mais de 200 sindicatos nos setores de transporte terrestre, marítimo e aéreo que, juntos, representam mais de 5 milhões de trabalhadores de 40 países europeus.