As 15 unidades múltiplas construídas na China encomendadas pela operadora nacional EFE, para trabalhar em serviços regionais no sul do Chile, foram formalmente reveladas em 23 de março de 2021.

Como parte da estratégia de investimento do governo no Chile em ferrovia, a EFE fechou contratos em 2018 e 2019 para a CRRC Qingdao Sifang fornecer 12 unidades múltiplas elétricas com três carros e três unidades múltiplas a diesel com dois carros. Os primeiros conjuntos foram enviados da China em dezembro de 2020. O custo total do pacote é estimado em US$ 87 milhões, incluindo a construção de um depósito de manutenção em Hualqui.

Nove das EMUs serão usadas pela subsidiária da EFE, Ferrocarriles del Sur, nos serviços da Biotrén que trafegam de Concepción a Talcahuano, Hualqui e Coronel, e três na rota “Corto Laja” mais longa de Talcahuano a Laja.

As DMUs vão operar na linha entre Victoria e Temuco, de 65 km, na Araucânia.

Os trens foram inaugurados no novo depósito de San Eugenio em uma cerimônia com a presença da Ministra dos Transportes, Gloria Hutt, do Presidente da EFE, Pedro_Errazuriz, e do Governador da região, Patricio Kuhn, bem como do representante do CRRC Ma Qiang.

Errázuriz disse que a empresa ficou “muito feliz” em apresentar o que descreveu da seguinte forma: “pela primeira vez uma frota completa de novos trens para o sul”.

Observando que a Fesur já havia começado o treinamento da tripulação pronta para dar início a operação comercial ainda este ano. Kuhn disse que as 12 EMUs para Biotren iriam “melhorar a qualidade de vida de 1,2 milhão de pessoas, que viajarão com mais conforto e segurança”.

Conheça os veículos:

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp