Hoje na sede da ONG Amigos do Trem, em Juiz de Fora/MG, ocorreu a visita técnica do Sr. Fabrício, Secretário de Cultura do Município de Santos Dumont/MG, para conhecer os lendários vagões do Trem de Prata da RFFSA. A Presidente da ONG, Cyntia Leite, foi a anfitriã durante a visita do secretário.

A Prefeitura de Santos Dumont é uma grande parceira da ONG Amigos do Trem. O encontro foi extremamente produtivo e totalmente positivo para futura criação de novos projetos.

O Trem de Prata foi um serviço ferroviário de transporte de passageiros operado pela Rede Ferroviária Federal em parceria com a iniciativa privada que circulou durante as últimas décadas do século passado. A viagem inaugural do Trem de Prata ocorreu no dia 8 de dezembro de 1994, quando partiu da Estação Barão de Mauá (Leopoldina), no Rio de Janeiro para a Estação Barra Funda (da EFSJ), em São Paulo. Devido ao grande sucesso causado pelos altos números de reservas e de demandas de passageiros, as viagens que anteriormente ocorriam aos finais de semana, tornaram-se diárias a partir de 1995.

O último Trem de Prata partiu na noite de 29 de novembro de 1998 da antiga estação Barra Funda (da EFSJ), chegando à estação Barão de Mauá (Leopoldina) na manhã de 30 de novembro. O fim das viagens do Trem de Prata causou comoção na época, tanto entre funcionários como também entre os tradicionais passageiros da ponte ferroviária entre as duas capitais.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp