Um acordo para otimizar o equipamento de reabastecimento de hidrogênio para trens de passageiros e definir um padrão internacional foi assinado pela Alstom e a subsidiária Hynamics de hidrogênio (do grupo de energia francês EDF – Électricité de France).
O objetivo é ajudar a minimizar os tempos de reabastecimento de locomotivas e carros motores, que, segundo a Alstom, são um grande problema para as empresas operadoras ferroviárias, ao mesmo tempo que também deverá haver esforços para o cumprimento das normas de segurança do procedimento.
O trabalho conjunto de modelagem, cálculo e simulação deverá ser realizado, antes dos testes no centro de P&D Lab Les Renardières da Électricité de France (EDF) em Écuelles (na França), que estão planejados para o próximo ano (2022). Uma estação de produção de hidrogênio, um compressor e vários locais de armazenamento serão usados para replicar um ponto de abastecimento, de modo que o comportamento possa ser avaliado em condições adequadas para observação e estudo.
Após esse estudo, com base em dados sólidos, será apresentado um padrão em condições comerciais para as primeiras aplicações operacionais com velocidade otimizada.
Sobre a EDF:
A Électricité de France é a maior produtora e distribuidora de energia da França, foi fundada em 1946 após um programa de nacionalização do setor na França na época, era uma companhia estatal até 19 de novembro de 2004, quando adotou personalidade jurídica de direito privado.