A Comissão dos Transportes e do Turismo (Tran) do Parlamento Europeu aceitou a proposta de consagrar 2021 como o Ano Europeu dos Ferroviários.

A proposta foi anunciada em março para apoiar a realização de seus objetivos do Acordo Verde europeu para os transportes, que apela em particular para acelerar a mudança para uma mobilidade sustentável e inteligente. Embora os transportes sejam responsáveis ​​por um quarto das emissões de gases com efeito de estufa da UE, a UE pretende uma redução de 90% até 2050.

Como parte do Acordo Verde, a Comissão Europeia (CE) pediu que uma parte substancial dos 75% do frete terrestre atualmente transportado por rovodia seja transferida para ferrovias e hidrovias ​​interiores.

A proposta adotada pela Tran na segunda-feira, 12 de outubro de 2020, afirma que, como um dos modos de transporte mais ecologicamente corretos e energeticamente eficientes, o transporte ferroviário deve desempenhar um papel significativo na aceleração da redução das emissões de carbono do transporte.

Embora a participação do transporte ferroviário no mercado de passageiros tenha aumentado de 7% para 7,6% entre 2007, sua participação no mercado de frete caiu de um pico de 19% em 2011 para 16,65% em 2017.

“Muitos obstáculos permanecem para alcançar uma verdadeira área ferroviária europeia única, inclusive no que diz respeito à necessidade de minimizar o ruído”, diz a proposta. “Superar esses obstáculos junto com a redução de custos e inovação acelerada permitirá que a ferrovia realize todo o seu potencial. O transporte ferroviário, portanto, precisa de um novo impulso para se tornar mais atraente para passageiros e empresas como um meio de transporte que atenda às suas necessidades de mobilidade diária e de longa distância. Aumentar a proporção de passageiros e cargas que circulam por ferrovia também contribuirá para diminuir o congestionamento e as emissões perigosas para a saúde humana, em particular a poluição do ar. ”

O Ano do Trem (Proposta 2021) incluirá uma série de iniciativas em toda a Europa, incluindo:

  • iniciativas e eventos para promover o debate, aumentar a conscientização e facilitar o envolvimento dos cidadãos, empresas e autoridades públicas para atrair mais pessoas e cargas para o transporte ferroviário;
  • exposições, informações, inspiração, educação e campanhas de sensibilização para encorajar mudanças no comportamento dos passageiros, consumidores e empresas e para estimular uma contribuição ativa do público em geral para alcançar os objetivos de um transporte mais sustentável;
  • partilha de experiências e boas práticas de autoridades nacionais, regionais e locais, sociedade civil, empresas e escolas sobre a promoção da utilização dos caminhos de ferro e sobre como implementar mudanças comportamentais a todos os níveis;
  • a realização de estudos e actividades inovadoras e a divulgação dos seus resultados à escala europeia ou nacional, e;
  • a promoção de projetos e redes relacionados com o Ano Europeu, incluindo através dos meios de comunicação, redes sociais e outras comunidades online.

“Ao chegar ao cidadão, além do setor ferroviário, por meio de eventos dedicados e campanhas de comunicação, vai convencer mais pessoas e empresas a fazerem uso do transporte ferroviário”, diz a proposta.

O ano será significativo para o setor, visto que será o primeiro ano completo em que as regras acordadas no âmbito do Quarto Pacote Ferroviário serão implementadas em toda a UE, nomeadamente com a abertura do mercado doméstico de serviços de passageiros.

Os Estados-Membros da UE foram convidados a nomear um coordenador nacional responsável pela organização da sua participação no Ano Europeu dos Ferroviários. Em seguida, será criado um grupo diretor europeu, incluindo representantes dos coordenadores nacionais.

Deutsche Bahn AG / Wolfgang Klee

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp