“A parada mais importante do dia!” Esse é o slogan do Dia Internacional da Passagem de Nível deste ano, em 6 de junho, que tem como alvo os motoristas profissionais de caminhões, ônibus, fazendas, indústrias e veículos de emergência com a mensagem de que uma breve parada é sempre preferível a um acidente grave com perda potencial da vida.

Este ano, 40 países estão participando do ILCAD (Dia Internacional da Passagem de Nível), que está sendo marcado com uma conferência em Amersfoort (Holanda) organizada em conjunto pela União Internacional de Ferrovias (UIC) e o gerente de infraestrutura holandês da ProRail.

“As passagens de nível não existiriam em um mundo ideal”, disse a UIC. No entanto, existem meio milhão em todo o mundo e é vital que os usuários respeitem as regras e prestem atenção às barreiras e sinais.

Os dados da UIC mostram que houveram 439 colisões em passagens de nível na Europa em 2017, das quais 75% envolveram veículos rodoviários. Os incidentes de travessia foram responsáveis ​​por 25% de todos os acidentes ferroviários significativos. As 282 mortes e 240 ferimentos graves representaram 29% de todas as mortes e 32% dos ferimentos graves nas ferrovias da Europa.

Os caminhões estiveram envolvidos em 23% de todas as colisões em passagens de nível nos EUA durante 2018, sendo responsáveis ​​por 7,7% das fatalidades e 19,8% dos feridos

A UIC disse que 98% das colisões com veículos em passagens de nível na UE foram causadas pelo não cumprimento das regras da estrada, deliberada ou acidentalmente. Erros de direção podem ser causados ​​por rotina, estresse, fadiga, desatenção, consumo de substâncias psicoativas ou excesso de velocidade, bem como uso inadequado de dispositivos eletrônicos.

Os motoristas de veículos longos, superdimensionados e pesados ​​também podem causar colisões por falta de treinamento ou informações sobre os riscos potenciais.

Estudos estão em andamento para desenvolver tecnologia para ajudar os usuários das estradas a cruzar ferrovias com segurança, incluindo a geolocalização das passagens de nível no GPS e as comunicações entre os veículos rodoviários e ferroviários.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp