Expectativa é de que mais de 160 milhões de toneladas sejam movimentadas pelo porto até o final de dezembro, completando quatro anos de recordes consecutivos.

A soma da movimentação acumulada de cargas no Porto de Santos chegou a 150,4 milhões de toneladas em novembro, superando a movimentação acumulada registrada em todo ano passado, que foi de 147 milhões de toneladas, e um crescimento de 11,5% em relação ao período janeiro-novembro de 2021. Os embarques chegaram a 109,8 milhões de toneladas (crescimento de 15,7%) e os desembarques totalizaram 40,6 milhões de toneladas (aumento de 1,5%). O fluxo de navios nesses 11 meses foi de 4.757 atracações (crescimento de 7,4%).

Todos os segmentos de carga apresentaram crescimento significativo, com o estabelecimento de suas maiores marcas para o período. A carga geral solta somou 8,9 milhões de toneladas (crescimento de 42,3%), com destaque para a celulose (7,4 milhões de toneladas). Os granéis sólidos acumularam 76,2 milhões de toneladas (alta de 16,7%), dos quais destacaram-se os embarques de soja em grão (25,4 milhões de toneladas), milho (13,3 milhões de toneladas), e açúcar (18,9 milhões de toneladas) e as descargas de fertilizantes (7,4 milhões de toneladas). Por fim, os granéis líquidos tiveram alta de 4,6%, somando 17,4 milhões de toneladas, das sobressaíram o óleo combustível (2,8 milhões de toneladas e os sucos cítricos (2,4 milhões de toneladas).

A movimentação no mês de novembro também foi recorde, com 12,2 milhões de toneladas e crescimento de 8,2% sobre o mesmo mês do ano passado. Foram 378 mil TEU (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés) movimentados durante o mês.

A participação acumulada do Porto de Santos na corrente comercial brasileira permaneceu no patamar de 29%. Aproximadamente 25% das transações comerciais do Brasil com o exterior que utilizaram o complexo portuário de Santos tiveram a China como país parceiro. O estado de São Paulo continua com a maior participação (44,1%) nas transações comerciais com o exterior por meio do Porto de Santos.

Porto de Santos ganha selo de segurança internacional:

A Santos Port Authority (SPA) recebeu, nesta quinta-feira (22), a Declaração de Cumprimento das disposições do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS), concedida pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos). A certificação foi entregue após aprovação do Plano de Segurança Portuária e garante que o complexo portuário atende a todas as exigências estabelecidas por normas internacionais.

A entrega ocorre cinco anos após a suspensão da Declaração de Cumprimento do Código ISPS, em 2017, devido a não conformidades apontadas no sistema de segurança do porto. De lá para cá, a SPA atendeu a todas as solicitações da Conportos, com a aplicação de diversos procedimentos operacionais e investimento de R$ 55 milhões. Com o código ISPS, o complexo portuário de Santos ganha não só garantia de melhor segurança como maior credibilidade no cenário internacional.

Com o selo, o complexo portuário ganha mais credibilidade no cenário internacional/crédito da foto: Santos Port Authority Na foto: Wagner Pinheiro de Almeida, Superintendente da Guarda Portuária da Santos Port Authority; Fernando Biral, diretor-presidente da Santos Port Authority; Marcelo João da Silva, presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – Conportos; Marcelo Ribeiro, Diretor de Operações da Santos Port Authority; Luciana Fuschini Nave, Coordenadora da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis de São Paulo – Cesportos-SP

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp