Segue em crescimento a participação do modal ferroviário no transporte de cargas que chegam ou saem pelos terminais portuários paranaenses. Como mostram os dados da Portos do Paraná, de janeiro a setembro deste ano o volume de produtos movimentados em vagões subiu 25,19% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o diretor de Desenvolvimento Empresarial da empresa pública, André Pioli, o ideal para o desenvolvimento sustentável dos portos paranaenses é que haja equilíbrio entre os modais. Segundo ele, o objetivo a médio e longo prazo é alcançar participação similar entre os modais rodoviário e ferroviário no transporte de cargas, sentidos porto e inverso.

“Para isso, estamos desenvolvendo projetos como o Moegão, para descarga ferroviária exclusiva no Corredor Leste de Exportação, e apoiando os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na Nova Ferroeste”, completa o diretor, atualmente presidente em exercício na Portos do Paraná.

Nos primeiros noves meses deste ano, chegaram ou saíram de trem 19,7% do total movimentado pelos portos paranaenses. Isso equivale a 8.752.258 toneladas de carga. Em 2020, no mesmo período, essa participação foi de 15,9% – equivalentes a 6.991.429 toneladas.

O aumento foi observado, principalmente, no transporte de soja, farelo, açúcar e fertilizantes. Também são destaques derivados de petróleo, contêineres e trigo, segmentos que não tiveram volume movimentado em vagõs em 2020.

Das 8.890.869 toneladas de cargas conteinerizadas que chegaram ou saíram pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), 9% (805.238 toneladas) foram transportados pelo modal ferroviário. De derivados de petróleo, neste ano, 7% do que foi transportado no período, foram pelos trilhos. O percentual equivale a 231.582 toneladas dos produtos.

Pelo modal rodoviário, chegaram e saíram 2.152.447 toneladas. De trigo, das 223.282 toneladas importadas ou exportadas pelos portos do Paraná, 10% (21.646 toneladas) foram em vagões.

Fotografia de capa de José Fernando Ogura.

Informações do Governo do Paraná.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp