O operador privado de carga Medway vai investir 93M € na aquisição de 16 novas locomotivas elétricas Stadler e 113 vagões Tatravagónka no âmbito de um contrato apoiado pelo Banco Europeu de Investimento.

A assinatura do contrato foi realizada com uma cerimónia no Cais de Santo Amaro, em Lisboa, no dia 19 de novembro de 2021, com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

A Medway encomendou 16 locomotivas elétricas de seis eixos Euro6000 para serem fabricadas na fábrica da Stadler em Albuixech, em Valência, Espanha. Com uma classificação contínua de 6 MW e uma velocidade máxima de 160 km/h, as locomotivas de sistema duplo de bitola de 1.668 mm serão capazes de operar com fontes de alimentação de 3 kV DC ou 25 kV 50 Hz. Com um peso de 121 toneladas, destinam-se a transportar comboios de mercadorias mais longas e pesadas tanto em Portugal como em Espanha, incluindo serviços transfronteiriços.

A chegada de tração adicional permitirá à Medway devolver as cinco locomotivas eléctricas da classe 5600 que aluga à histórica CP portuguesa desde 2016, data em que foi privatizada a atividade de transporte de mercadorias do operador nacional CP Carga. O contrato de arrendamento citado vence no final de 2023.

As novas locomotivas deverão ser entregues entre o final de 2023 e o primeiro trimestre de 2024. De acordo com o presidente da Medway, Carlos Vasconcelos, as locomotivas Stadler foram escolhidas “por sua capacidade de tração, preço e características técnicas como durabilidade e confiabilidade”.

Os 113 vagões de contêineres de 80 pés serão fabricados pela Tatravagónka na Eslováquia para uso em serviços intermodais.

Após a entrega dos novos veículos e o fim do contrato de locação da CP, a Medway terá uma frota de 80 locomotivas e 3.030 vagões.

Imagem: Railway Gazette

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp