A Massachusetts Bay Transportation Authority (MBTA) começou, no dia 30 de dezembro, a operar com o primeiro trem de metrô de seis vagões construído pela CRRC, na Linha Vermelha do metrô de Boston. Este é o primeiro trem foi inteiramente construído na China pela CRRC Changchun Railway Vehicles.
Os 246 vagões restantes do pedido feito em outubro de 2014 serão montados pela CRRC em sua fábrica em Springfield, Massachusetts (embora a entrega já esteja atrasada em um ano). O metrô opera atualmente 12 trens da Linha Laranja construídos pela CRRC, e toda a frota de 152 vagões do metrô deve entrar em serviço até 2022.
De acordo com o CRRC, os trens da Linha Vermelha de aço inoxidável, de até 100km/h, têm capacidade para 252 passageiros sentados e até 1.686 passageiros no total, um aumento de 23% em relação aos trens da Linha Laranja.
Os novos trens substituirão e ampliarão a frota existente. Eles apresentam ar-condicionado, um novo sistema de gerenciamento anti-acidentes, sistema de controle e comunicação em tempo real, sistemas de diagnóstico e análise de problemas internos e externos, luzes LED, sistema automático de contagem de passageiros e monitoramento em tempo real e funções de gravação de vídeo. Há também interiores e portas mais amplos, telas modernas de exibição de informações aos passageiros e um dispositivo de compensação automática de espaço na plataforma para melhorar o embarque de passageiros em cadeiras de rodas.
A CRRC diz que o CRRC Changchun e o CRRC Massachusetts desenvolveram planos detalhados de prevenção e controle de epidemias para continuar o desenvolvimento e entrega dos trens do metrô para Boston durante a pandemia de Covid-19.
“Embora a MBTA tenha o prazer de colocar o primeiro trem da Linha Vermelha em serviço de passageiros, ainda há muito trabalho pela frente”, disse o gerente geral da MBTA, Steve Poftak. “À medida que entramos em 2021, o fabricante de carros e nossa equipe de engenharia de veículos estão exclusivamente focados em melhorar o ritmo de produção e entrega.
“Submetendo os novos trens da Linha Vermelha e da Linha Laranja a um alto grau de escrutínio, a MBTA continuará monitorando de perto os carros para garantir que eles tenham um desempenho ideal. Quando o número de passageiros começar a se recuperar no futuro, novos trens e grandes melhorias na infraestrutura se combinarão para fornecer aos passageiros das Linhas Vermelha e Laranja um serviço seguro e confiável por décadas”.