O governo e a subsidiária ferroviária intermodal, Metrans da Hamburger Hafen & Logistik, assinaram um acordo para construir um centro de carga em Zalaegerszeg, no oeste do país perto da Áustria, Eslovênia e Croácia e nas rotas para os portos do Adriático de Trieste, Koper e Rijeka.

A Metrans vai investir mais de € 40 milhões para construir e equipar o terminal, incluindo uma doação de instituições húngaras no valor de € 11 milhões. “Este grande investimento financeiro demonstra a importância da Hungria para o desenvolvimento futuro da Metrans”, disse Peter Kiss, presidente do conselho executivo da Metrans, em 19 de fevereiro de 2021. “O terminal planejado ajudará a dar ao país um novo impulso para se tornar um dos os centros logísticos mais eficientes da Europa.”

A construção está prevista para começar neste outono, com a primeira fase a entrar em operação em 2023. A Metrans espera que aproximadamente 120 novos empregos sejam criados.

“Estamos investindo na Hungria porque vemos um potencial significativo para o transporte ferroviário”, disse Angela Titzrath, Presidente do Conselho Executivo da HHLA. O corredor do Adriático está a tornar-se um eixo europeu de transporte extremamente importante. “É por isso que também adquirimos recentemente um terminal portuário na cidade italiana de Trieste. E a Hungria, com sua localização no coração da Europa, é de importância fundamental para a expansão da rede Metrans para o sul e sudeste da Europa.”

A Metrans disse que o volume de contêineres transportados por ferrovia na Hungria cresceu de forma constante nos últimos anos. O terminal de Budapeste, inaugurado em 2017, movimentou 250 mil TEU no primeiro ano (2018), aumentando para 425 mil TEU em 2019.

A Metrans atualmente opera trens regulares que conectam a Hungria a Duisburg e os portos de Hamburgo, Bremerhaven e Rotterdam no Mar do Norte, e aos portos de Trieste e Koper no Adriático.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp