Reino Unido: os passageiros em potencial podem ver o quão ocupada um trem ou estação específica provavelmente estará antes de sair de casa, usando tecnologia lançada como parte dos esforços para ajudar as pessoas a escalar suas viagens enquanto medidas de distanciamento social permanecem em vigor.
O sistema desenvolvido pela Zipabout usa uma variedade de dados anônimos, incluindo planejadores de viagens, para comparar viagens recentes com tendências históricas.
Mensagens sobre trens e estações ocupados também podem ser enviadas pela equipe ferroviária da linha de frente para salas de controle e, em seguida, incorporadas em 5 minutos a um banco de dados central para uso por Consultas Ferroviárias Nacionais e planejadores de viagens de terceiros.
Um triângulo de aviso vermelho ou amarelo é exibido ao lado dos resultados da pesquisa do planejador de viagem, no qual os usuários podem clicar para encontrar mais informações e conselhos.
‘Estamos ansiosos para refinar e acelerar rapidamente esta tecnologia’, disse Alex Froom, Diretor de Produto da Zipabout. ‘Combinando nossa própria tecnologia preditiva com as informações adicionais que o Rail Delivery Group possibilitou, seremos capazes de dar suporte a cada passageiro e operador durante esses tempos difíceis.’
O sistema deve ser complementado por um serviço de informação que atualizará os passageiros sobre como a perturbação e a superlotação afetarão sua viagem e fornecerá opções de viagens alternativas para ajudar as pessoas a manter o distanciamento social. Os passageiros podem se inscrever para receber alertas da National Rail no Facebook Messenger, com WhatsApp e mensagens SMS esperadas para acontecer nas próximas semanas.
‘Os olhos e ouvidos de milhares de funcionários da linha de frente nos informarão se as estações ou trens estão ficando ocupados, enquanto a análise de dados de ponta nos ajudará a prever picos de demanda, dando aos passageiros o conselho de que precisam na palma de suas mãos’ , disse Robert Nisbet, diretor de Nações e Regiões da RDG.
‘Embora as pessoas só devam ir de trem se sua viagem for realmente necessária, aqueles que precisam viajar devem se inscrever para receber alertas da National Rail e, antes de partir, acessar a Internet para verificar as informações mais recentes e evitar horários de maior movimento.’
Dados da plataforma de análise Passenger Connect da Zipabout sugerem que houve um aumento de 12% na intenção do passageiro de viajar nas principais estações da Inglaterra e País de Gales durante os 20 dias de 15 de maio a 3 de junho, em comparação com os 20 dias anteriores.