Até 2035, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), disse nesta 2ª feira (31.jul.2023) que o objetivo é ampliar a quantidade de produtos exportados por via férrea dos atuais 17% para 40%. Pretende mais que dobrar o volume de produtos exportados por ferrovias no Brasil.

“Vamos ampliar para 40% a quantidade de produtos exportados via ferrovias, em comparação aos 17% atuais”, disse o ministro. A afirmação foi durante evento na XP, que recebeu uma comitiva da Arábia Saudita, incluindo Khalid Al-Falih, ministro de Investimentos do país árabe.

O ministro também ressaltou a importância de criar meios para conectar os portos do Brasil. “Assim como o ministro Al-Falih comentou, entendemos ser essencial interligar os portos brasileiros uns aos outros e ao sistema ferroviário do país”, afirmou.

Renan Filho, a fim de aproveitar melhor o Porto de Santos, assegurou ter planos de especializar o porto em exportações de materiais de maior valor agregado.

O ministro, em relação ao cenário de investimentos internacionais no Brasil, se mostrou otimista com a aprovação da reforma tributária e a perspectiva de breve início da queda dos juros. Disse: “Estamos construindo um ciclo duradouro de crescimento, se perseverarmos no que construímos até aqui”.

Conforme antecipado pelo Poder360, Renan Filho estuda criar um plano nacional de ferrovias. O emedebista apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um esboço do projeto em 21 de julho. Segundo o ministro, a ideia agradou ao chefe do Executivo e o projeto será estruturado ao longo do ano.

Imagem de Capa: Renan Filho participou de um painel sobre infraestrutura em evento realizado pela XP, em São Paulo (Poder 360)

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp