O serviço de alta velocidade de baixo custo da RENFE, com a marca Avlo, será lançado ainda este ano, após um atraso de mais de um ano causado pela pandemia Covid-19.
Tendo abortado os planos de início do serviço em abril de 2020, a RENFE escolheu 23 de junho como data de lançamento; isto marca o 80º aniversário da fundação da operadora estatal.
Os primeiros ingressos começaram a ser vendidos em 24 de janeiro, com a tarifa básica de Madrid a Barcelona custando € 5 por um período de três semanas até 14 de fevereiro. Inicialmente, os ingressos só podem ser reservados pelo site da Avlo, embora estejam disponíveis nos canais da RENFE a partir do início de fevereiro.
A RENFE prevê um serviço de arranque de quatro viagens diárias em cada sentido entre Madrid, Barcelona e Figueres, embora diga que o horário pode ser ajustado de acordo com a procura. A Avlo operará uma frota de cinco trens de alta velocidade Talgo Classe 112 modificados, acomodando 438 passageiros.
À semelhança do resto da frota de alta velocidade RENFE, estes serão certificados como cumprindo os padrões de higiene reforçados e serão movidos a energia de fontes renováveis.