Conforme noticiou o Jornal Internacional Railway Gazette, a operadora e empresa de logística Rumo introduziu um sistema aprimorado de detecção de trilho quebrado, integrando inteligência artificial (IA) para melhorar a precisão da detecção e reduzir o número de alarmes falsos.
A Rumo iniciou seu projeto de detecção de trilho quebrado em 2018, instalando dispositivos em vários locais em sua rede de carga de bitola larga para monitorar a condição da via. Estes transmitiam informações sobre possíveis anomalias para uma central de monitoramento de rede que repassava os dados relevantes para os maquinistas em tempo real, ajudando a reduzir o risco de descarrilamentos.
A introdução da funcionalidade de IA em caráter experimental começou entre agosto e setembro deste ano, levando a um aumento de 6,25% na precisão da detecção, de acordo com o Gerente de Tecnologia Ferroviária da Rumo, Souza. Durante o período de dois meses, A Rumo esperava ter identificado 96 trilhos quebrados, mas o uso de IA permitiu a detecção de 102 fraturas.
O equipamento assistido por IA também identificou 14 alarmes falsos que, de outra forma, exigiriam o envio de equipes de inspeção de manutenção aos locais das pistas. “A integração do sistema reduziu as notificações que causavam a parada do trem ou a necessidade de restrições de velocidade”, explicou Souza. “Com esse novo modelo, aumentamos a eficiência da operação e reduzimos em 50% o índice de casos desse tipo”.
Após a conclusão do programa de teste inicial, a Rumo iniciou um processo de atualização de 60% de seus detectores de trilhos quebrados em toda a rede com a funcionalidade AI. Agora passou para uma fase descrita como “operação assistida”.
Original: https://www.railwaygazette.com/technology/ai-improves-broken-rail-detection/63038.article