A Russian Railways concluiu a eletrificação com 25 kV e 50 Hz de sua linha de 365 km de um trecho com a ferrovia Transiberiana de Karymskaya a Zabaikalsk na fronteira chinesa.
O início da operação do trem elétrico nos 117 km finais de Borzya até o terminal de troca de bitola na fronteira foi marcado por uma cerimônia virtual em 22 de março de 2021, dirigida pelo Ministro dos Transportes, Vitaly Savelyev, Diretor Geral da RZD, Oleg Belozerov e pelo Governador de Zabaykalsky Krai, Alexander Osipov.
Observando que Zabaikalsk era “o maior posto de controle ferroviário na fronteira entre a Rússia e a China”, Savelyev enfatizou que o desenvolvimento no leste do país era uma das prioridades de infraestrutura do governo.
A RZD disse que investiu mais de 9,3 bilhões de rublos na eletrificação da seção final da rota, que foi amplamente reconstruída com um novo alinhamento de via dupla capaz de acomodar 110 trens por trecho por dia.
A obra incluiu mais de 340 km-via de “cablagem” aérea, duas novas subestações de tração e quatro autotransformadores, bem como a renovação da rede de telecomunicações e a instalação de novos sistemas de sinalização e gestão de tráfego.
Belozerov explicou que a eletrificação da linha aumentaria sua capacidade para acomodar volumes crescentes de tráfego entre os dois países usando a rota pela Manchúria. Ele antecipou que “a transição para a tração elétrica não só reduzirá significativamente os custos operacionais, mas também o impacto do transporte ferroviário no meio ambiente”.
Observando que a expansão da capacidade também permitiria o aumento do tráfego de carga de e para Zabaykalsky Krai, Osipov disse esperar que isso “estimule significativamente o crescimento da economia local”.