O jornal local “O Diário” atuante no Alto Tietê, em editorial, pede a extensão da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, da estação Estudantes até Cesar de Souza, ambas em Mogi das Cruzes.
O texto diz que o atendimento poderia reduzir o tempo de viagem em direção ao centro da cidade de 50 para 10 minutos, além de redução de poluentes, já que as composições são elétricas.
O jornal cita ainda que pressão popular poderá ajudar no projeto, assim como ocorreu na extensão do Expresso leste até a região.
“Sem viabilidade”, diz CPTM
De tempos em tempos, autoridades de Mogi das Cruzes voltam a discutir a ampliação do atendimento. O projeto já esteve na lista de promessas diversos candidatos aos mais diversos cargos, de vereador até Governador.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, chegou até a incluir a proposta no Plano Diretor da cidade.
Em 2011, a CPTM chegou a fazer um relatório técnico para a concretização do projeto orçado, naquele momento, em R$ 37,5 milhões. Seriam acrescidos cerca de 9% no volume de passageiros na Linha 11. Mas o projeto não está mais nos planos da companhia por “inviabilidade técnica”.
“A CPTM informa que existe uma inviabilidade técnica para levar a Linha 11-Coral até César de Souza, visto que o trecho em questão é uma faixa de domínio sem eletrificação e designada apenas para o transporte de cargas”. – diz nota da Companhia ao Via Trolebus.
A estação foi inaugurada em 1893, já pela Central do Brasil. Homenageia João Augusto Cezar de Souza, chefe da 5a divisão da Central em 1890. Deu origem ao bairro com o mesmo nome.
Matéria de Renato Lobo (Via Trole Bus).