A Siemens Mobility assinou um acordo vinculativo para adquirir a empresa holandesa de software como serviço de gestão de estoque de transporte público, reservas e emissão de bilhetes pelo valor de € 550 milhões.
Espera-se que a transação seja concluída no primeiro trimestre de 2022, após o qual a Sqills seria administrada como uma entidade legal separada e subsidiária integral da Siemens Mobility. O co-fundador da Sqills, Bart van Munster, disse que o negócio foi “uma tremenda oportunidade que permite à Sqills avançar em seus planos de expansão além da Europa para a Ásia-Pacífico e as Américas”.
Anunciando o acordo em 5 de agosto de 2021, a Siemens Mobility explicou que a plataforma S3 Passenger da Sqills seria uma adição importante ao portfólio de software de planejamento de viagens e cobrança de tarifas de seus negócios Hacon, eos.uptrade, Bytemark e Padam Mobility.
Roland Busch, presidente e CEO da Siemens AG, disse “A Sqills apóia nosso próprio caminho de crescimento para serviços digitais e é um ótimo exemplo de aplicação de nossos critérios de alocação de capital por meio de aquisições direcionadas. Ele também se encaixa perfeitamente ao nosso foco recentemente anunciado em gerar receita recorrente por meio de modelos de negócios resilientes”.
Fundada em 2002, a Sqills agora emprega 160 pessoas e tem uma receita prevista de cerca de € 40 milhões para 2022. Seu software é usado por 33 operadoras em vários países, incluindo Eurostar, SNCF da França, Iarnród Éireann da Irlanda, Rail Delivery Group do Reino Unido, Suécia SJ e Via Rail do Canadá.