A empresa de transporte ferroviário francesa, Fret SNCF, assinou uma parceria com a Cia Orano Nuclear Packages & Services e a Société de Transports Spéciaux Industriels com o objetivo de descarbonizar, migrando para a ferrovia, o transporte de material nuclear na Europa.
De acordo com Orano NPS, o transporte de material nuclear por ferrovia requer 1/6 da energia para um movimento rodoviário comparável, gera 1/8 das partículas e 1/14 das emissões de CO2.
Anteriormente uma subsidiária da Geodis, a STSI foi adquirida pela Orano NPS em 29 de outubro de 2021. Com cerca de 60 funcionários, a empresa é especializada no transporte de “materiais sensíveis” por ferrovia e rodovia, principalmente materiais nucleares na França e na Bélgica. O presidente da Orano NPS, Frédéric de Agostini, explicou que a aquisição permitiria ao grupo oferecer aos seus clientes “uma oferta comercial fortalecida em nosso negócio de serviços de transporte, com equipes e atividades operacionais mais integradas”.
Ao anunciar a parceria Fret SNCF na Exposição Nuclear Mundial em 5 de dezembro de 2021, o CEO Philippe Knoche, da Orano Group, disse que o acordo era “parte de nossa estratégia para diversificar os meios de transporte usados pelo grupo, em linha com nossa ambição de reduzir a pegada de carbono de nossas atividades industriais e logísticas.”