Stadler conquistou seu primeiro contrato no Uruguai, cobrindo o fornecimento de sete locomotivas a diesel de seis eixos “Euro4001” que a PORTREN usará para transportar trens entre a nova fábrica de celulose da UPM em Paso de los Toros e o porto de Montevidéu.
A PORTREN é um consórcio da subsidiária Cointer Concesiones do grupo de logística local AZVI, Christophersen e Deutsche Bahn International Operations.
Em outubro, o consórcio foi selecionado pela UPM para operar trens entre sua usina e o porto, na rota de 273 km, que está sendo modernizada no âmbito do projeto Ferrocarril Central. Cada trem terá cerca de 475m de comprimento, com uma locomotiva e 26 vagões. Os trens para o porto levarão celulose, retornando com os produtos químicos e o combustível necessários à produção da celulose.
As locomotivas de 2,8 MW que atendem aos padrões de emissões EU EC 26/2004 Estágio V serão projetadas e fabricadas na planta da Stadler em Valência, na Espanha, com entregas previstas para começar no final de 2022.
A ‘tecnologia de ponta’ das locomotivas permitiria ao operador fornecer serviços de frete ‘sustentáveis e lucrativos’, disse o CEO da Stadler Valencia Iñigo Parra quando o pedido foi anunciado em 14 de dezembro. ‘Os motoristas desfrutarão de um ambiente de trabalho confortável e ao lado da linha os vizinhos apreciarão os níveis reduzidos de ruído e emissão. Estamos convencidos de que nossos veículos contribuirão para a promoção do transporte ferroviário no Uruguai, como já estamos vendo em outros países sul-americanos”.