Aplicação de conceitos ESG é cada vez mais necessário até pela ótica financeira. “Ou você se adapta a isso ou você vai ficar sem dinheiro”, disse o ministro.
Isso é uma realidade, os fluxos financeiros vão estar cada vez mais atrelados aos padrões ambientais. Ou você se adapta a isso ou você vai ficar sem dinheiro”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, nesta sexta-feira (11), durante aula magna para o curso on-line Agronegócios 4.0 da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo.
Na visão do ministro, a aplicação dos conceitos ESG – sigla em inglês para ambiental, social e governança – já é uma realidade em todo mundo. Por isso, os projetos elaborados pelo Ministério da Infraestrutura trazem a obrigatoriedade de análise dos processos erosivos, plantio compensatório, tratamento adequado das comunidades afetadas e compensações, por exemplo, por parte dos concessionários.
“Fizemos as primeiras concessões de infraestrutura com carbono zero, estamos impondo neutralização de emissão aos nossos concessionários. Estamos extremamente confortáveis em relação aos padrões ambientais dos projetos que nós estamos desenvolvendo, e que não vão dever para nenhum projeto no mundo”, disse o ministro.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura