Os testes com um veículo ferroviário autopropelido ultraleve destinado a ferrovias rurais ou linhas pouco utilizadas devem começar no final de 2021.
Com a marca Taxirail, o projeto terá uma das regiões francesas como parceira da start-up Exid Concept & Développement com o objetivo de demonstrar desempenho e operações.
Prevê-se a realização de um anúncio até ao final deste ano (2021), com objetivo de que a primeira rota Taxirail esteja operacional até em 2023, altura em que as rotas regionais serão abertas a operar em regime de normalidade.
Régis Coat, presidente da Exid Concept & Développement, afirma que houve discussões com quase todas as regiões francesas , incluindo a Bretanha, onde a empresa está sediada. As regiões com as quais a empresa tem mantido contato estreito incluem Bourgogne-Franche-Comté, Normandie e Grand Est. Coat. Há também a informação que a empresa também está buscando exportações, com localizações em potencial já identificadas na Suíça e em Québec, no Canadá.
Um veículo Taxirail pesaria menos de 8 toneladas e acomodaria até 40 passageiros; a operação de vários veículos será possível ao mesmo tempo. A energia da bateria ou uma forma de tração híbrida está prevista, por enquanto a inteligência artificial será usada para adaptar os tempos de operação para atender à demanda.
Os veículos irão operar automaticamente, mas permanecerão em contato contínuo com um centro de controle. A energia solar será utilizada para o funcionamento dos sistemas de iluminação, aquecimento, ar-condicionado e entretenimento, com informações em tempo real aos passageiros.