A Network Rail nomeou a Atkins e a Thales para realizar o projeto e instalação de teste para determinar se é viável instalar o equipamento ETCS a bordo em locomotivas a vapor e diesel tradicionais, permitindo-lhes continuar operando em rotas onde o ETCS será implementado como parte do Programa East Coast Digital.
O projeto verá o equipamento Thales ETCS ser testado no Pacific “Tornado” da A1 Steam Locomotive Trust e o trabalho de projeto será realizado para uma locomotiva a vapor West Coast Railways Black 5, bem como para uma classe 55 a diesel operada pela Deltic Preservation Society.
“Tornado” foi selecionada como uma locomotiva a vapor grande e recém-construída com design e potência equiparada, enquanto a Black 5 e a Deltic foram escolhidas como tipos representativos.
Atkins já havia realizado um estudo de viabilidade e agora irá concluir os projetos a bordo, com a Thales conduzindo uma instalação experimental e testes.
“Este é um importante projeto pioneiro mundial que também é imensamente desafiador tecnicamente”, disse Toufic Machnouk, Diretor da Network Rail, Industry Partnership Digital, em 13 de outubro. “A tecnologia combina tecnologia de vapor com eletrônica moderna; experimentando e avaliando os resultados, saberemos se é uma opção técnica e comercialmente viável para operadores de patrimônio e fretamento.”
As propostas anteriores para equipar locomotivas a vapor com ETCS para uso na rota piloto da Cambrian Lines no País de Gales não levaram a nenhum desenvolvimento prático.